top of page

ADC certificada com a Bandeira da Ética.

Destacada na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.



A Bandeira da Ética, implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), certifica iniciativas, projetos ou entidades que se destaquem na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.


A iniciativa, que certificou a ADC com a "Bandeira da Ética", passa pela divulgação de uma frase em todos os jogos em casa da formação de futebol da ADC. No inicio de cada jogo as 3 equipas (adversário, ADC e arbitros) levam uma faixa com uma frase, alusiva às boas práticas e fair-Play. No fim do jogo os atletas vão da casa exibem uma cartão, correspondente ao comportamento dos pais na bancada (vermelho=mau; Amarelo=+/-; Branco=muito bom).


A "Bandeira da Ética" mantém a Associação Desportiva do Carregado certificada durante dois anos. Desde 01 de Julho de 2020 até a 30 de Junho de 2022.


O grande objetivo, desta ideia pioneira em Portugal, passa pela alteração do comportamento dos Encarregados de Educação dos mais novos a sensiblização da ética desportiva e Fair-Play entre todos os agentes desportivos.

bottom of page